SEP TROCA O COMANDO DA CODESP E ALEX BOTÊLHO SERÁ O NOVO PRESIDENTE

Conforme antecipado pelo portal do Sindaport, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) contará com uma nova gestão a partir desta semana. No cargo de presidente da estatal portuária desde abril de 2014, o engenheiro Angelino Caputo e Oliveira foi exonerado na tarde da última sexta-feira (06), em decisão do ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho. Ele será substituído pelo também engenheiro José Alex Botêlho de Oliva, ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A troca de comando será oficializada na reunião do Conselho de Administração (Consad) que acontece às 14h desta segunda-feira (9), na sede da empresa. Além de Caputo, serão substituídos os diretores Alencar Severino da Costa (Administração e Finanças) e Paulino Moreira Vicente (de Engenharia), funcionário de carreira.

Em seus lugares assumem, respectivamente, Celino Ferreira da Fonseca e Antônio de Pádua de Deus Andrade. Nomeados em setembro último, os diretores Cleveland Sampaio Lofrano (Operações Logísticas) e Francisco José Adriano (Relações com Mercado e a Comunidade) permanecem em seus cargos e completam o time do novo primeiro escalão da Codesp.

Para o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, as substituições já eram esperadas e confirmam a intenção do ministro em promover uma reforma administrativa na Docas paulista. “A troca de comando na Codesp era apenas uma questão de tempo após o ministro Helder Barbalho assumir a SEP e faz parte de um processo natural em termos de administração pública”.

O dirigente sindical acredita que a renovação será benéfica para o Porto de Santos. “Para os trabalhadores as renovações que se sucedem no comando da empresa representam sempre esperança de dias melhores na gestão do material humano, em razão dos erros e injustiças cometidas ao longo dos últimos anos através das corriqueiras nomeações e apadrinhamentos políticos de pessoas sem o mínimo de conhecimento da atividade portuária.”

Nesse sentido, Everandy Cirino espera que os novos gestores da Codesp sigam o exemplo dado por Barbalho e também promovam uma verdadeira faxina na Codesp. “O que se espera é que a linha de atuação seja a mesma adotada pelo ministro, ou seja, a mesma limpeza nos cargos de confiança preenchidos por pessoas de fora da empresa e que se perpetuam mesmo depois que seus padrinhos são exonerados”. No mês passado o “festival” de nomeações levou o Sindaport a denunciar a Codesp junto ao Ministério Público do Trabalho, que apura o caso.

Com as modificações, o sindicalista espera que a Autoridade Portuária tenha mais autonomia para gerir os destinos do maior porto da América Latina. “É importante que a empresa seja soberana e mais independente sob o ponto de vista administrativo, com políticas de gestão bem definidas, voltadas para a obtenção de resultados através da interação com os usuários do porto, e principalmente em absoluta harmonia com seus empregados”.

Currículos

Alex Botelho é proprietário e diretor da Consultoria, Treinamento e Assessoria Empresarial Eireli, empresa individual de responsabilidade limitada e natureza empresarial, sediada no Rio de Janeiro. Também é professor na Fundação Getúlio Vargas, na mesma cidade e em São Paulo, onde leciona desde 1998.

Na Antaq foi superintendente de Navegação Interior, entre outubro de 2006 e agosto de 2011. Engenheiro Civil formado na Universidade de Brasília (UnB) com mestrado em Engenharia, Transportes e Logística, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alex Botêlho também esteve à frente da Secretaria de Fomento para Ações de Transportes, entre fevereiro de 2003 e abril de 2004.

Conterrâneo de Helder Barbalho, Antônio de Pádua de Deus Andrade deixa a Secretaria de Obras do Município de Marabá, sudoeste de Belém do Para.

Por sua vez, o administrador de empresa e engenheiro que construi carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), Celino Ferreira da Fonseca vinha atuando como consultor no Rio de Janeiro, onde está sediada a empresa Celino Ferreira da Fonseca Instalações e Manutenção ME, da qual é proprietário.