Problemas do Porto de Paranaguá serao discutidos em seminário

O Seminário será realizado em 2 (dois) dias, e serão abordados vários temas relacionados aos setores portuário, marítimo e inicia­tiva privada, com ênfase em desafios e possibilidades do mercado. Os temas serão apresentados em forma de palestras, cursos e painéis, de forma alternada, dos quais poderão participar toda a comunidade acadê­mica, profissionais da área e da sociedade em geral.Segundo o Professor e Doutor em Legislação Portu­ária, o advogado Osvaldo Agripino, que coordena o evento, o objetivo do en­contro é integrar as comu­nidades empresarial, ou seja, representantes dos setores de transportes, logística, despachantes, portos e construção naval; governamental, pesquisado­res e estudantes universitá­rios para discutir os proble­mas q estão afetando o porto de Paranaguá e apon­tar algumas soluções.

“O evento pretende contri­buir com o setor de trans­portes e portos, pois busca levantar propostas e políti­cas para melhorar o setor, que é carente de discus­sões acadêmicas em âmbi­tos nacional e principalmen­te no regional”, declara Agripina.

Para o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, este é um evento importan­te para a cidade, pois o mercado de logística de transportes, seja para o comércio exterior ou para a cabotagem brasileira, apre­senta um enorme potencial de crescimento, especial­mente em momentos de crise mundial, quando a opção pelo mercado domés­tico é bastante oportuna, e isso automaticamente tem reflexos diretos na cidade e economia do município.

“Os profissionais de Paranaguá precisam saber trabalhar com todos os instrumentos legais ofereci­dos, ou seja, a gente preci­sa instruí-los o máximo possível para que a ativida­de portuária cresça, para as empresas, assim como para Paranaguá", diz o prefeito.

O evento será realizado em parceria entre o Instituto Superior Litoral do Paraná, Isulpar:, o Núcleo de pes­quisa em direito e atividade portuária da Universidade do Vale do Itajaí, Univali e Prefeitura de Paranaguá.

O Congresso ainda conta com o apoio do Itajaí Trade Summit, ITS 2009, do portal Netmarinha, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Prefeituras de Itajaí e Navegantes e Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior.