PREFEITURA DO RIO CRIA COMISSÃO PERMANENTE PARA ASSUNTOS DO PORTO

A Prefeitura do Rio de Janeiro criou uma comissão permanente para assuntos portuários. O decreto que trata do assunto foi publicado no Diário Oficial do município da última sexta-feira (1º). A expectativa da secretaria municipal de transportes é que a primeira reunião ocorra em breve, provavelmente antes do início dos Jogos Olímpicos. A Comissão deverá iniciar seus trabalhos, efetivamente, após as olimpíadas e paraolimpíadas, no quinto dia útil de outubro.

A comissão terá a missão de fomentar a atividade econômica portuária na cidade, por meio de políticas públicas que melhorem a eficiência logística do porto organizado, bem como impulsionar atividades relacionados ao comércio exterior, transporte multimodal, movimentação e armazenagem de cargas. O grupo também deverá buscar atrair investimentos, firmar convênios e realizar estudos, pesquisas e planejamento.

A comissão foi sugerida pela Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) em abril, durante reunião com o prefeito Eduardo Paes para solucionar o impasse que envolvia o portão 24, principal acesso ao Porto do Rio. Na ocasião, a Usuport-RJ destacou a necessidade de resgatar a relação entre a prefeitura e o porto. A entidade espera que a comissão contribua para melhorar a eficiência do porto do Rio e de seus players.