Plano prevê concessões de rodovias e terminais de portos no Paraná

 

O Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal prevê concessões e investimentos em rodovias e portos do Paraná. Na malha viária, os investimentos previstos são para as BRs 476 e 153, além de outras estradas ainda em estudo. Já em relação aos portos, foram anunciados leilões de terminais em Antonina e Paranaguá, e a autorização para um Terminal de Uso Privado em Pontal do Paraná.

 

A principal obra que envolve o estado do Paraná é que engloba a concessão da BR-476, no trecho entre Lapa e União da Vitória, e da BR-153 até a divisa com Santa Catarina. O projeto prevê a junção das rodovias com as BRs 282 e 480, na ligação entre o sul do Paraná e o oeste catarinense. A extensão total é de 460 km e o valor estimado para investimento é de R$ 4,5 bilhões.


Conforme o Governo Federal, o objetivo da concessão é melhorar o escoamento de grãos, aves e suínos pelos portos do Arco Sul. A licitação está prevista já para 2015 e deve gerar novos pedágios no trecho.


O plano ainda informa que o governo avalia investimentos em concessões já existentes no estado, como a duplicação da BR-116 entre o Paraná e o Rio Grande do Sul – partindo de Curitiba e cortando o estado catarinense. O investimento previsto seria de R$ 2,5 bilhões. Outro trecho em análise também envolve a ligação entre Curitiba e Santa Catarina pelas BRs-101, 376, e 116, com investimento de R$ 900 milhões para criar uma faixa adicional.


Portos


Com relação aos terminais portuários, o plano anuncia o arrendamento de seis terminais do Porto de Paranaguá com investimentos previstos de R$ 960 milhões. Destes, um deles, de carga geral, deve ser utilizado para carga de celulose, com capacidade de movimentar 1,3 milhões de toneladas.


Três dos terminais a serem arrendados serão utilizados para cargas de granéis vegetais, como grãos e açúcar. A capacidade de movimentação futura prevista para os três terminais é de 15,87 milhões de toneladas. Há ainda um terminal para granéis minerais, com capacidade de movimentar 3,8 milhões, e outro para veículos.


Há, ainda sem especificação, estudos para a prorrogação de contratos de arrendamento já existentes nos portos de Paranaguá e Antonina.


Dentre os oito Terminais de Uso Privado (TUPs) autorizados pelo plano na Região Sul, um deles está em Pontal do Paraná. O investimento para esta concessão à Subsea 7 é de R$ 103 milhões. O terminal para apoio offshore deve movimentar carga geral.


Ferrovias e aeroportos


O plano ainda prevê concessões de ferrovias e de aeroportos em diversas regiões do Brasil. O Paraná, porém, ficou de fora da lista. No plano inicial apresentado em 2012, havia a previsão de que duas linhas ferroviárias passassem pelo estado, mas elas não permaneceram na apresentação final.