Governo precisa de R$ 43 bilhões para modernizar os portos brasileiros.

Um dos problemas que atravancam o crescimento do Brasil é a ineficiência dos portos. Tanto que o Brasil ficou em 130º lugar, entre 142 países avaliados, no quesito qualidade dos portos, no último re­latório de competitividade do Fórum Econômico Mundial. Mas, se qui­ser melhorar essa área, o governo precisará aplicar recursos da ordem de R$ 43 bilhões nos próximos dez anos, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Dinheiro que dificilmente sai­rá exclusivamente dos cofres do Te­souro Nacional. Será preciso con­tar com a ajuda da iniciativa priva­da. Nos últimos tempos, uma série de empreendimentos portuários pri­vados começou a sair do papel.Esse é o caso do Superporto do Açu, em São João da Barra (RJ), e do Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ), que estão sendo construídos pela LLX, do empresário Eike Ba­tista. Somados, representam um in­vestimento de R$ 6,2 bilhões. Am­bos estão sendo erguidos com a pre­ocupação de reduzir o custo dos fre­tes e proporcionar mais competitividade logística. Outro exemplo de que os investimentos estrangeiros começam a aportar com mais força nessa área é o protocolo de intenções assinado, na semana passada, pelo Porto de Rotterdam e pelo grupo Terminal Presidente Kennedy (TPK) com o governo do Espírito Santo para criar um termi­nal marítimo privado.

A companhia holandesa quer construir um porto com foco no se­tor de óleo e gás, com vistas à ex­ploração do pré-sal, que deve ficar pronto no fim de 2015. Os portos atualmente em operação também não estão parados. O governo do Ceará está gastando R$ 2 bilhões para a construção de um terminal de múlti­plo uso no Porto de Pecém, em For­taleza. O Porto de Paranaguá, no Paraná, está remodelando seu cor­redor de exportação. “Queremos ganhar mais produtividade e diminu­ímos o custo do serviço”, afirma Luiz

Henrique Dividino, superintendente do Porto de Paranaguá. Segundo ele, a previsão é de que, nos próxi­mos três anos, os projetos de mo­dernização do porto recebam inves­timentos de R$ 3,5 bilhões dos go­vernos federal e estadual, bem como da iniciativa privada.