Governo espera liberação do bloco 1 de arrendamentos até 15 de abril

 

O governo aguarda para os próximos dias a liberação do bloco 1 de áreas para licitação. O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, afirmou nesta terça-feira (7), que a expectativa é que o Tribunal de Contas da União (TCU) autorize o certame até o próximo dia 15 de abril.

 

O primeiro dos quatro blocos com 29 áreas a serem arrendadas tem perspectiva de investimentos da ordem de R$ 4,7 bilhões e aumento de capacidade de 47 milhões de toneladas ano, segundo a SEP. Os quatro blocos somam potencial de investimentos de R$ 14,8 milhões.

 

Durante a abertura e o encerramento do primeiro dia da 21ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, Araújo tentou motivar investidores e representantes do setor, os convencendo de esforços do governo sobre a atração de investimentos e o destravamento de questões como as licitações dos arrendamentos e o da dragagem.

 

Araújo admitiu, no entanto, a possibilidade de cortes nas verbas para o setor. Ele ponderou sobre a necessidade de se buscar soluções para equalizar os problemas e encontrar soluções entre governo e a iniciativa privada. "Um eventual corte de orçamento não deve ser grandioso, mas, se deixarmos de fazer, prejudicaremos os investimentos", afirmou o ministro. O ministro destacou que o governo discutirá o novo modelo para dragagem dos canais de acesso dos portos na próxima quinta-feira (9). A audiência pública acontecerá em São Paulo (SP).