Dragagem do Porto do Recife começa 6ª feira

A dragagem do Porto do Recife vai começar na próxima sexta-feira, dia 13, encerrando uma novela que se arrasta há 10 meses, quando foi tomada a decisão de se fazer o serviço. O equipamento veio do Chile e o contrato para fazer o serviço foi assinado em janeiro. “Isso marca a retomada da competitividade do Porto do Recife”, disse o presidente da estatal, Alexandre Catão. Desde a década de 90, não é realizada uma grande dragagem no Porto do Recife.O serviço deverá ser concluído em quatro meses e uma draga maior deverá ser usada para fazer a dragagem da parte externa do Porto, que dá acesso ao cais. Serão dragados 2,2 milhões de metros cúbicos de lama e detritos. O serviço custará R$ 25,1 milhões.

O assoreamento no Porto do Recife é constante porque o local recebe a lama que vem dos rios Capibaribe e Beberibe. A decisão de fazer a dragagem foi tomada em maio de 2008 numa solenidade em que o ministro dos Portos, Pedro Brito, anunciou que faria o serviço. Na época, a expectativa era que a dragagem fosse concluída antes de setembro, quando começa a safra da cana-de-açúcar.

A dragagem será feita com recursos federais via Secretaria Especial dos Portos (SEP) dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem a intenção de destinar mais de R$ 1 bilhão para fazer a dragagem de vários portos. O primeiro a ter a licitação realizada foi o Porto do Recife.

A demora na contratação dos serviços ocorreu porque, inicialmente, a Secretaria Especial dos Portos queria lançar o edital de dragagem de vários portos ao mesmo tempo para conseguir um preço mais barato para o serviço. Depois, pedidos de entidades de classe, como o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), Associação Comercial e a interferência política de Eduardo Campos pressionaram a SEP para que a licitação ocorresse em separado.

Atualmente, a profundidade da área de atracação (calado) do porto vai de 6 metros a 8,5. Depois do serviço, o calado será de 11,5 metros.

A dragagem é de fundamental importância para que o Porto do Recife consiga atrair novas cargas. Em média, o Porto movimenta cerca de 2 milhões de toneladas ao ano.

Com o assoreamento (a diminuição da profundidade da área de atracação), o navio não podia sair totalmente cheio e também não podia chegar com a sua capacidade total ao cais do porto. Isso fez o preço do frete ficar mais alto para vários clientes da estatal, porque o valor do frete continuou o mesmo, enquanto a carga tinha que ser menos do que a capacidade do navio.