Docas entregará estudos à Antaq

A Codesp entregará à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nesta semana, os estudos e o edital para a abertura da licitação para o arren­damento da área ad­ministrada pela multinacional Cargill até janeiro – e que está temporariamente sob a gestão do Ter­minal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag). A estatal pre­tende iniciar a concor­rência em dois meses.A previsão de entre­ga dos documentos à Antaq foi feita pelo presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, na última quin­ta-feira. Ele disse, inclusive, que já man­teve contatos com o diretor-geral da agên­cia, Fernando Fialho, para agilizar o proces­so. "Já tive uma pro­messa do Fernando Fialho de dar um pare­cer técnico rápido para podermos logo liberar o edital e iniciar a licitação. A Antaq está a par da nossa neces­sidade porque partici­pou, inclusive, das ações que permitiram que o terminal não ficasse parado".

O presidente da Codesp se referiu ao contrato emergencial celebrado com o Teag para que o antigo terminal da Cargill não ficasse inoperante até a conclusão da concor­rência pública para o arrendamento. A multinacional teve de entregar a instalação no final de janeiro em razão do término da sua concessão.

A Cargill permaneceu na área por 23 anos, sendo os três últimos graças a uma resolução da Antaq. Como a concessão não podia mais ser renova­da, a Autoridade Por­tuária assumiu a área e repassou ao Teag.

O terminal do Teag é vizinho à área que fora operada pela Cargill. As duas insta­lações operavam con­juntamente, sem qual­quer segregação, com acesso único de veícu­los e de pessoal, por exemplo.

O primeiro navio a atracar no novo termi­nal do Teag será o Mendocino, para em­barcar 28 mil tonela­das de soja. A embar­cação chegou à Barra de Santos na última quinta-feira. Até o final da tarde de on­tem não havia previ­são de atracação no porto.

VEÍCULOS

O presidente da Codesp também anun­ciou que a licitação para o arrendamento do Terminal de Expor­tação de Veículos (TEV) do Porto de Santos, que fica na Margem Esquerda (Guarujá), pode ser aberta "a qualquer instante". Para ele, basta apenas uma sinalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com Ser­ra, nos últimos dois meses, a Autoridade Portuária respondeu a inúmeros questiona mentos quanto à licitação do terminal. E, na última semana, o TCU pediu apenas um esclareci­mento. "Não há mais nenhum obstáculo à abertura da licitação do TEV. Tudo que po­dia ser questionado foi respondido pela Codesp. O TCU dando o aval, eu mando pu­blicar o edital da lici­tação no dia seguin­te".

Serra também pre­viu que o futuro arren­datário do TEV possa assumir a instalação ainda neste semestre. Desde a sua constru­ção, há quatro anos, o terminal é administra­do pela operadora portuária Santos Bra­sil.