Diretor geral da Antaq destaca movimentação portuária brasileira em evento no RJ

O diretor-geral em exercício da Antaq, Tiago Lima, participou, na quarta-feira (6), do Pré-Sal Brasil 2012- 3º Congresso Internacional e Exposição, no Rio de Janeiro. Ele palestrou sobre “O Sistema Brasileiro de Navegação e Desempenho Portuário”. Durante o evento, Lima anunciou o novo recorde de 886 milhões de toneladas de movimentação das cargas pelas instalações portuárias brasileiras. Segundo ele, o número representa um crescimento de 6,25% sobre 2010.O crescimento da movimentação dos portos organizados foi de 7%. Já a movimentação dos TUPS cresceu 5,8%. O Porto de Santos (SP) foi o que mais movimentou em 2011, com 86 milhões de toneladas, seguido pelo Porto de Itaguaí (RJ), com 58,1 milhões de toneladas. No ranking dos TUPs, o Terminal CVRD Tubarão (ES) aparece em primeiro, com movimentação de 110,1 milhões toneladas em 2011, seguido pelo Terminal da Ponta da Madeira (MA), que movimentou 102,3 milhões de toneladas.
Os TUPs tiveram uma participação maior na tonelagem de cargas movimentadas atingindo 65%. Já os portos organizados representaram 35%. “Tal fato se deve, principalmente, por conta de sua especialização em movimentação de commodities destinadas ao mercado externo ou relacionadas ao setor petrolífero”, explicou Lima.

O diretor-geral em exercício da ANTAQ também anunciou outros dados, que estão no Anuário Estatístico Aquaviário 2011. Entre eles, mais informações sobre a movimentação portuária e a navegação de apoio marítimo. Ele informou que o minério de ferro foi a principal mercadoria movimentada, com 327,8 milhões de toneladas. Em seguida, vêm os combustíveis e óleos minerais, com 188,4 milhões de toneladas.

Os dados sobre movimentação portuária também mostram que 2011 foi o segundo ano consecutivo de crescimento da movimentação de contêineres. Houve um avanço de 13,6%, no ano passado, em termos de tonelagem.

Lima também falou sobre a influência do setor petrolífero no desempenho das operações ligadas à navegação de cabotagem. O número mostra que 66,8% da movimentação ligada à cabotagem são operações com derivados de petróleo.

Em relação ao apoio marítimo, Lima destacou a evolução na frota de bandeira brasileira. Em 2011, foram contabilizadas 1.459 embarcações por tipo de navegação. Desse total, 1.149 foram de apoio portuário.

O diretor também informou a idade média da frota por tipo de navegação. Em 2011, foi 17 anos. Ainda sobre o apoio marítimo, Lima afirmou que houve aumento na quantidade de outorgas vigentes, que em 2011 foi de 123. Ele também falou sobre a frota registrada de apoio marítimo por tipo de embarcação. O rebocador/empurrador foi a embarcação mais utilizada (178). Em seguida, aparecem os supridores de plataformas marítimas, com 145.

O diretor finalizou a palestra anunciando a encomenda de 146 embarcações de apoio marítimo pela Petrobras. “Os objetivos são atender à demanda da área do pré-sal e substituir as embarcações de bandeira estrangeira”, afirmou. De acordo com ele, o prazo de entrega é até 2015 e as embarcações deverão, obrigatoriamente, ser construídas em estaleiros brasileiros. Vinte e quatro embarcações já estão em processo de licitação.