O Baltic Dry Index registrou um aumento de 14,63% na última quarta-feira, seguido de outro crescimento de 13,83% na quinta-feira, puxado pelo aumento da demanda por navios Capesize. O custo do transporte marítimo de minério de ferro do Brasil para China passou de uma baixa de US$ 6,80 dólares por tonelada, em meados de dezembro, para uma alta de US$ 21,60 por tonelada. No entanto, de acordo com um relatório da Macquirie Research, o aumento dos fretes pode ter vida curta. Segundo o documento, o aumento de preços reflete uma recuperaçãoda produção do aço chinês depois da baixa produção apresentada pelo país de junho a outubro de 2008 – o que teria causado um desabastecimento dos estoques e uma onda de procura pelo produto.
A escassez do produto está resultando no reabastecimento das siderúrgicas chinesas. Segundo o relatório, há 55 navios esperando, fora dos portos chineses, por cargas não entregues.
A Macquarie Research conclui que a recuperação pode ter vida curta, uma vez que não há evidência de um aumento de demanda por aço na China. Além disso, a desaceleração das importações de minério de ferro continua, tanto no Japão quanto na Europa.