Brasil Terminal Portuário conquista igualdade competitiva no porto de Santos

A Brasil Terminal Portuário (BTP) está apta a receber navios maiores, a partir das novas profundidades do canal de navegação do Porto de Santos homologadas pela Marinha desde a manhã desta última sexta-feira. O novo calado operacional restabelece o nível de competitividade da BTP em relação aos operadores portuários instalados em Santos no recebimento de carga conteinerizada.

“Estamos muito satisfeitos com o novo calado homologado, pois é indiscutível sua importância para os negócios da BTP no que se refere ao atendimento aos nossos clientes, que passam a operar com navios cada vez maiores na costa brasileira”, afirma o diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro. “Mas, acima de tudo, a notícia nos entusiasma, pois evidencia a forma resoluta e expedita com que a Secretaria Especial de Portos (SEP), a autoridade portuária (CODESP) e os demais órgãos intervenientes têm conduzido a questão da dragagem, deixando claro para nós – operadores portuários – que a melhoria nos acessos ao Porto de Santos está no topo da agenda de trabalho”, analisa o executivo.

Com a homologação, a nova configuração do canal apresenta no trecho 4, até a área onde está instalada a BTP, calado operacional de -13,2 metros, profundidade idêntica à autorizada para os trechos 1, 2 e 3. “Além disso, os três berços do terminal da BTP, que totalizam 1.108 metros de extensão de cais acostável, já têm calados operacionais homologados entre -12,9 metros e -13,9 metros na baixa-mar, sendo que -13,9 metros representa a maior profundidade de berço autorizada no Porto de Santos”, garante o diretor de operações da BTP, João Mendes. O cais da BTP já foi construído para atingir profundidades de até 17 metros.

Agora, a expectativa da Empresa é de que as novas obras de dragagem, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em profundidades ainda maiores no médio prazo, alcançando patamares entre -15,4 e -15,7 metros de calado operacional em toda a extensão do canal do Porto, o que permitirá aos operadores portuários o recebimento de navios com capacidade superior a 9 mil TEUs.

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada) na área do Porto Organizado de Santos. Favorecendo maior competitividade aos portos brasileiros conta com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de R$ 2 bilhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua implantação no maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo de 35 mil metros² para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação.

A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.