As obras portuarias

O pesado trânsito da Zona Portuária o do Centro do Rio deverá ficar mais complicado após o feriadão de Páscoa, quando serão abertas novas frentes de obras do Porto Maravilha. O Terminal Rodoviário Padre Henrique Otte, nos fundos da Rodoviária Novo Rio, será demolido ainda este mês, o que deve alterar a rotina de usuários de 30 linhas de ônibus municipais, que passarão a usar um terminal provisório. Em maio, o início da construção do túnel da futura Avenida Binário e a conclusão de um poço de serviço na Praça Mauá (para permitir a escavação da galeria) exigirão detonações com explosivos. Isso implicará interdições diárias no trânsito. O horário e a duração dos bloqueios ainda estão sendo estudados pela prefeitura e pela concessionária Porto Novo, responsável pelas obras de revitalização. Prefeito: vias terão maior capacidade

O prefeito Eduardo Paes disse esperar que as novas obras não causem tanto impacto no tráfego como as alterações realizadas em 2011. Ele anunciou que as intervenções da primeira etapa do Porto Maravilha — executadas em 14 ruas e avenidas nas imediações da Praça Mauá — estão praticamente prontas. Com 90% do serviço concluído, as vias serão reabertas até junho. Paes argumentou ainda que as obras aumentarão a capacidade de tráfego da Zona Portuária em 38%. Segundo ele, o Elevado da Perimetral e a Avenida Rodrigues Alves podem receber hoje até 7,6 mil veículos por hora. Com a criação da Avenida Binário e de uma via expressa com túnel na Avenida Rodrigues Alves, essa capacidade subirá para 10,5 mil veículos/hora.

         O momento mais difícil da primeira fase está terminando agora. Todas as obras preparam o porto para a demolição da Perimetral. Mas ninguém vai derrubar o elevado antes de dar alternativa aos motoristas — afirmou Paes.

Com a demolição do Terminal Padre Henrique Otte, a frota de 393 ônibus que faz ponto na área será transferida para um galpão na Praça Marechal Hermes, distante 50 metros do local. Ele está sendo adaptado pela concessionária Porto Novo para virar um terminal provisório. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto (Cdurp), Jorge Arraes, a operação temporária durará dois anos e poderá resultar na extinção do terminal. Isso porque o galpão fica num terreno onde serão erguidas as vilas de árbitros e de mídia das Olimpíadas de 2016:

         O terminal fica no caminho da Avenida Binário. Além disso, o porto terá um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos. A circulação de carros e coletivos na área será outra.

Também nos arredores da Novo Rio, a Porto Novo começa a construir os pilares de duas alças de acesso que ligarão o Elevado do Gasômetro à futura Avenida Binário. Os pilares ficarão sobre a calçada do Canal do Mangue. A previsão é que as alças fiquem prontas até dezembro. Já o binário deve ser concluído no fim do ano que vem. Vizinhas à rodoviária, as obras deverão exigir esquema especial de trânsito, sobretudo quando forem instaladas as vigas das pistas suspensas.

Uma prévia do que será a futura Avenida Binário já pode ser vista na Rua Comandante Garcia Pires, na lateral da rodoviária, onde um pequeno trecho já foi pavimentado. Perto dali, escondida pelos inúmeros galpões subutilizados da Zona Portuária, a Rua General Luiz Mendes de Moraes também já está sendo alargada para fazer parte da nova avenida.

       As mudanças serão feitas apenas após o feriado da Páscoa. Teremos um esquema de sinalização e alertaremos a população antecipadamente — diz Jorge Arraes.

Outra frente de obra que promete mudar a rotina dos motoristas é a preparação do terreno da Praça Mauá para o túnel da Avenida Binário. Um poço de serviço já está sendo escavado. Com 28 metros de diâmetro e 32 metros de profundidade, ele será usado na perfuração dos 800 metros da galeria que passará sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá. Para isso, serão necessárias detonações diárias. Segundo Marcelo Julião, engenheiro da concessionária Porto Novo, as implosões devem começar na segunda quinzena de maio e exigirão interrupções temporárias do trânsito das avenidas Rio Branco, Rodrigues Alves e Venezuela, por medida de segurança. O mesmo deve acontecer nas imediações da Rua Primeiro de Março. O horário das implosões e a duração dos bloqueios ainda estão sendo definidos.

A tendência é que as implosões aconteçam foram do horário comercial. A previsão é que o túnel do Binário comece a ser aberto em julho, com quatro frentes de escavações. Teremos interdições programadas até o fim da perfuração, cada uma precedida de sirenes de alerta — diz Julião.