O ano de 2019 iniciou animador para o serviço de cabotagem no SCPar Porto de Imbituba. De janeiro a abril, esse tipo de navegação, que realiza o transporte entre portos ou pontos do território brasileiro por via marítima e fluviais, cresceu 39% no terminal catarinense.
“Os principais motivos que levaram ao alcance desse indicador estão relacionados à confiança do mercado, aquecimento da economia brasileira, regulamentação dos fretes rodoviários e também o reconhecimento nos serviços prestados pela arrendatária Santos Brasil, responsável pela movimentação de cargas conteinerizadas”, afirmou o diretor presidente do Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler.
Durante os primeiros meses de 2019 não houve nenhum registro de atrasos, cancelamentos ou omissões nos serviços.
“Além de reduzir o impacto ambiental com menos caminhões circulando pelas rodovias, o modal marítimo é extremamente interessante sob a perspectiva dos nossos clientes devido ao frete ser mais competitivo”, avalia Pablo Fonseca, gerente de operações do Porto de Imbituba.
De acordo com Ziegler, o crescimento na movimentação de contêineres usando a cabotagem deve se manter nos próximos meses. Além disso, ele reforça a satisfação com o aumento obtido e espera mantê-lo, contribuindo, de maneira significativa, com o desenvolvimento do estado de Santa Catarina. Para ele, o resultado positivo é um esforço conjunto de toda a comunidade portuária de Imbituba.